terça-feira, 20 de maio de 2014

FGQ [Ctrl + C] + [Ctrl + V]

FGQ [Ctrl + C] + [Ctrl + V]


Dentre as ferramentas de gestão uma mais popular se destaca. Ferramentas de Gestão da Qualidade (FGQ). E a ferramenta universal é: [Ctrl + C] + [Ctrl + V]. Uma ferramenta aplicada a diversas ocasiões e situações. Muito usada em grupos de Gestão da Qualidade. Ferramenta “[Ctrl + C] + [Ctrl + V]”, também conhecida e popularizada como “Control-C e Control-V”, ou seja, copiar e colar (copy and paste). Representa comandos básicos do sistema computacional, substituído e esquecido pelo uso do mouse.

O discurso de estarmos vivendo uma sociedade da velocidade e da informação, diz que hoje não é mais necessário informar uma autoria. A origem da informação e dar os creditos da produção de um conhecimento, ou produção científica. Daí a grande produção (entenda-se proliferação) de textos e imagens por copiar e colar. Mas, porém, contudo e, todavia, muitas vezes não há citação das referencias bibliográficas. Dando a entender que quem copiou e colou é o autor intelectual. Ledo engano.

Ela permite [a ferramenta] economia de tempo para (re)produzir novos conhecimentos. Uma ferramenta que diminuí a utilização e ocupação de um cérebro pensante; evita desgastes de neurônios. Evita perda de tempo com ligações elétricas entre neurônios provocando sinapses. Evita perda de tempo entre digitações, correções e impressões; raciocínio e pesquisa; leitura e informação. Uma ferramenta mágica, evitando fadiga e stress, ocupação de tempo e preocupação.

Otimização da ferramenta: Um bom link para ser copiado e colado ([Ctrl + C] + [Ctrl + V]), deve conter belas figuras de homens e mulheres sérios em magníficos ambientes. Com aparências de quem trabalha em traje à rigor, com terno e roupas alinhadas com a moda, estilo e bom gosto. Equipe trabalhando em ambiente refrigerado, de paletó e gravata. Tomadores de decisão com aparência de funcionário top em uma grande e bem sucedida empresa, que respeita os funcionários e proporciona conforto no ambiente de trabalho. Pode conter também belos gráficos e imagens com cores vibrantes, adicionado de chavões de objetivos inalcançáveis, sugerindo alcança-los.

Evitar ao copiar e colar. Nada de sujeira e linha de produção, isto é para quem esta na base da pirâmide. Gestor da Qualidade precisa ter a postura e aparência de topo da pirâmide. Um consumismo incorporado nos gestos e no vestir.

A gestão da qualidade já é em si apenas uma maneira ordenada e copiada, de atingir objetivos com status de conhecimento cientifico. Um pari-passo, um passo a passo controlado por quem cria e determina os usos de ferramentas.  Tal como ferramentas e implementos agrícolas, no final quem produziu as ferramentas e implementos já sabe o resultado do uso.

É o ser humano trabalhador, chamado de funcionário ou colaborador, fazendo parte de uma cadeia produtiva, tal como uma peça ou engrenagem. Tal como produtos em uma linha de produção, onde cada operário (também chamado de RH) tem sua função: apertando um parafuso, testando uma lâmpada, ou fechando uma caixa.
A gestão da qualidade não produz ferramenteiros, criadores de ferramentas. Apenas operários que saibam utilizar as ferramentas existentes, copiadas e decoradas.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─  20/05/2014







Texto produzido para:
Blog FGQ - O Ferramenteiro
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento

Key Words: management; quality;  knowledge




CMEC/FUNCARTE
Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes

Natal/RN




Roberto Cardoso

Estrategista






Votação

JULHO a OUTUBRO de 2014

Informática em Revista-Natal/RN

Candidato
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2014
Categoria: Colunista em Informática
Categoria: Segurança da Informação



INFORMÁTICA EM REVISTA |ANO 8 | Nº 89 |PAG 20
 DEZEMBRO 2013 | NATAL/RN
PRÊMIO
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática





Cientista Social
Jornalista Científico
Reiki Master & Karuna Reiki Master


Colunista/Articulista
Informática em Revista - Natal/RN
Informática em Revista - João Pessoa/PB

Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)


Link Curriculo Lattes

















Nenhum comentário:

Postar um comentário