domingo, 3 de julho de 2016

19° SPVA’s - Serve Para Visualizar Algumas Afinidades

19° SPVA’s -  Serve Para Visualizar Algumas Afinidades
PDF 675


LOGOMARCA DA SPVA.jpg



Com Êxito a  SPVA/RN completou 19 anos de atividades. E seus confrades e amigos participaram de algumas atividades, construindo uma confraternização. Atrações diversas, que permitiram fazer algumas avaliações observando as performances, interpretações, as falas e as atividades. Não se tratam de avaliações por suas atividades ao longo dos anos, querendo apontar elementos a favor ou contra, em suas evoluções e seus desenvolvimentos. Mas a tentativa de uma analise social de alianças e confraternizações de uma entidade. A entidade é um conjunto de pessoas, e comporta-se como tal, tem uma personalidade, formada pelas pessoas que dela fazem parte. E entidades repetem seus comportamentos, repetindo os comportamentos arquétipos de grupos coletivos…

E a atividade foi realizada no espaço de um colégio, uma escola, um espaço que ao longo dos séculos vem sendo reconhecido como um espaço de êxito na transferência de conhecimentos. O local de encontro de mestres e alunos.

A igreja é uma escola de um único livro, um livro entendido por um conjunto de livros, e considerado o livro dos livros. Um livro com duas partes, a primeira visão do mundo e uma releitura a partir de Jesus Cristo. Um livro perdido ao longo dos tempos, dificultando descobrir suas origens, e encontrar os currículos dos seus autores e editores. Não há como visualizar as orelhas das capas, ler as apresentações, e livros anteriores escritos. Todo o tipo de informação contida nos livros de hoje, na  Bíblia, vem sobrevivendo aos tempos, passados pela oralidade. Novas impressões não são acompanhadas de atualizações, com olhares de um novo tempo.  Não há novas pesquisas e visões interdisciplinares, com olhares transversais. Como a torre de Babel, talvez um foguete espacial, com desentendimento dos construtores, e o abandono de uma sociedade; carruagens de fogo descendo do céu, uma nave espacial. Não existe uma edição revisada e ampliada, continuam sendo os mesmos livros, encadernados em um volume.

Um dia na história, Jesus fez um releitura do Antigo Testamento, quebrando e criando novos paradigmas. E a Bíblia atual apresenta uma dialética e um dicotomia, umas aceitas e outras escolhidas ou dispensadas por algumas igrejas. Cada igreja estabelece os livros ou capítulos para seus seguidores e discípulos. Tudo a partir de uma coleção de livros, denominado como o livro dos livros. Um conjunto de livros escolhidos pela septuaginta, um conjunto de livros escolhidos, por um grupo escolhido de setenta pessoas. É  como frequentar sempre uma mesma biblioteca, que não adquire novos livros. Cabe apenas a interpretação de padres e pastores, os que olham para dentro e para fora da igreja. Um livro de professores, permitindo o uso por alunos, que acatam a interpretação do professor, posicionado em um púlpito. Um ponto de destaque diante de todos na igreja.

A atualização da Bíblia, acontece pela interpretação de cada um, com a passagem do tempo. A Bíblia é um livro que dizem ser um recorde de leituras e de vendas, ao logo da história da vida editorial, iniciada por Gutenberg, inventando a imprensa. E quem não entende ou não consegue interpretar o que esta escrito, vai ouvir a palavra do padre ou pastor, em uma escola com o nome de uma igreja, especializada em apenas um livro.

Por outro lado a SPVA é uma fortalecedora de autores e livros, nas condições mais diversas, quando periodicamente lança uma bíblia com seus atores, autores e seus textos, apontados e escolhidos, variando modelos e temas, da poesia à fotografia, como uma diversidades de escolhas em infinitas linguagens e interpretações. As bíblias ainda seguem um modelo atual e tradicional de apresentar somente textos, impressos sobre folhas de papel, ultrapassando e inovando o modelo mosaico, de expor um texto talhado sobre placas. Eram leis, para respeitar e obedecer. A SPVA representa livros e autores, tal como a Bíblia e seus antigos escritos. A cada nova coletânea surgem novas palavras, para novas interpretações e ideias.

A SPVA usa o modelo impresso apresentado em livros, e outro modelo de ter uma pessoa como mídia.  Um personagem é criado ou se faz criando o seu figurino, e um poeta se investe de um conhecimento fazendo uma interpretação, tendo o corpo como mídia para contar uma história e repassar algumas ideias, usando uma estrategia do corpo midiático, que até sem palavras transmitem uma ideia, de informação e conhecimento. Com fadas ou príncipes, afilhadas e madrinhas, a SPVA/RN leva um conhecimento. As noticias que nos chegam, nos dias de hoje,  é que Jesus sempre se apresentava com o mesmo figurino. E fazia alguns gestos com as mãos, mas tinha o dom da palavra, para atrair pessoas a sua volta.

No Antigo Testamento, uma das partes de uma Bíblia, já se faz algumas citações de alianças, de Deus com os homens. Como a arca da aliança, que até hoje são feitas pesquisas, para provar uma existência, e o arco-íris no céu, ultrapassando os tempos, representando uma aliança, com a refração dos raios de sol sobre gotículas de água na atmosfera,  para que os homens não se esqueçam de uma afirmação de Deus. E a SPVA é a aliança entre os poetas vivos, mais os praticantes de atividades afins no RN. Um grupo de artistas, escritores e poetas,  fez uma aliança, para continuar e proteger suas ideias. Hoje podemos observar o arco-íris a partir da visão bíblica; e a partir da visão cientifica, com conhecimentos da atmosfera, contidos em outros livros. E de mesmo modo fazemos com o conhecimento, com a partilha dos peixes e divisão do pão.

E assim seguem as pessoas, os casais, os profissionais, as entidades e os países, fazendo alianças para seguirem suas trilhas e suas missões. Fortalecem e preservam um território, seja ele geográfico, politico, religioso ou de ideias diversas. resumidos em um tipo de comportamento, que permitem demostrar um conhecimento.



Texto publicado em:


Em 03/07/2016
Entre Natal/RN e Parnamirim/RN

por
Roberto Cardoso (Maracajá)     
Branded Content (produtor de conteúdo)    Maracajá.jpg
Reiki Master & Karuna Reiki Master    
Jornalista Científico FAPERN/UFRN/CNPq   


LOGOMARCA DA SPVA.jpg
19° SPVA’s -  Serve Para Visualizar Algumas Afinidades
PDF 675








Em 03/07/2016

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário